domingo, 3 de janeiro de 2010

Augusto Bortoletto (meu Bisavô materno)

AUGUSTO BORTOLETTO, nasceu em 22 de outubro do ano de 1883, na cidade de Camposampiero, Treviso, Itália.  Viveu a infância em meio a turbulência do pós guerra italiano, que vinha buscando sua unificação desde o ano de 1815, pois a Itália era até então, apenas uma coleção de pequenos Estados, submetidos a potências estrangeiras. Na luta sobre a futura estrutura da Itália, a monarquia, na pessoa do rei do Piemonte-Sardenha, Vítor Emanuel II, apoiado pelos conservadores liberais, teve sucesso quando em 1859-1861 se formou a Nação-Estado, derrotando os partidários de esquerda, republicanos e democráticos, que militavam sob Giuseppe Mazzini e Giuseppe Garibaldi. A desejada unificação da Itália se deu assim sob a Casa de Sabóia, com a anexação ao Reino de Sardenha, da Lombardia, do Vêneto, do Reino das Duas Sicílias, do Ducado de Módena e Reggio, do Grão-Ducado da Toscana, do Ducado de Parma e dos Estados Pontifícios. Mas, mesmo com a vitória, as guerrilhas e discordância continuaram por longos anos, fazendo com que o sofrido povo italiano buscasse melhores lugares para se morar.

Casou-se com a sra. ALBINA BEGUE BORTOLETTO, na cidade de Jardinópolis-SP (Região de Ribeirão Preto), na fazenda onde trabalhavam, no ano de 1903 e tiveram seis filhos, sendo que a  primogênita, a sra MARIA BORTOLETTO, nascida em 05/06/1909, nessa mesma cidade, viria ser minha avó.

Seus filhos - todos nascidos na cidade de Jardinópolis, Estado de São Paulo (Região de Ribeirão Preto).

. Maria Beghi Bortoletto – Orlândia-Sp-1909/1981)
. Angelina Bortoletto – Orlândia-Sp
. Alcides Bortoletto – Orlândia-Sp
. Reinaldo Bortoletto – Orlândia-Sp
. Aurélio Bortoletto – Orlândia-Sp
. Ida Bortoletto – Orlândia-Sp

Por volta da década de 20, do século passado, o Governo Paulista, começou a incentivar a abertura de novas Terras na Região de Assis-SP, pois até então aquele lugar era o fim do Brasil, já que, depois de Assis, tudo não passava de Florestas fechadas, (digo, norte do Paraná, Mato Grosso, Goiás, Acre, Tocantins, etc...). Sendo assim, meus bisavós decidiram mudar para as novas e promissoras Terras.

Já em 1.920, compraram uma grande área na Região compreendida entre Assis e Cândido Motta, ao qual deram o nome de Fazenda do Servo, onde ainda pertence a familia.
Augusto Bortoletto Faleceu no ano de 1974, depois de seus noventa anos, tomando seu vinhozinho  diariamente...........

Quem tiver informações, ou precisar de informações, favor entrar em contato 

Meu email é:  

ogair.toracio@gmail.com

Tenho também uma Árvore Genealógica, com mais de 2500 nomes cadastrados, no site Myheritage.com.br. Quem quiser fazer parte do site, envie-me email solicitando acesso.

CLIQUE ABAIXO E LEIA A HISTÓRIA DE OUTRAS FAMÍLIAS:



por:  Ogair José Toracio



Para entrar em contato,  favor enviar email  para:  ogair.toracio@gmail.com  




Nenhum comentário: