domingo, 3 de janeiro de 2010

SAGA DA FAMILIA BUSET

l'origine dei cognomi Buset

É característica de sobrenome Busetti,  del Friuli,  e é devido a uma transcrição errada do anterior. Há  Busetti em Bergamo, Lombardia, e em Trentino, Treviso. Já  Busetto é tipicamente venezianos, em particular,  em Chioggia Martellago, Spinea, Cavallino, Marcon e Peel na Veneza, Pádua , em Pieve di Soligo, Gaiarine e Mogliano Veneto em Treviso e em Legnago em Verona, e menor na região de Friuli.

Esses sobrenomes derivam diretamente ou através de modificações ou alterações dialeto italiano, o nome de um dos distritos Pellestrina, uma ilha na lagoa de Veneza, chamado Busetti, cujo nome tem origem no período veneziano e  Buseto, buraco, um termo que também pode ter levado a apelidos, independentemente se os fundadores eram da ilha de Pellestrina.

Obs- Nessa época, a Italia era dividida em estados pertencentes a paises estrangeiros e nessa região falava-se o Frances, por isso acredito que tanto Biset como Buset sejam a mesma família..


Minha Tataravó, CATTERINA BUSET, nascida no ano de 1816,  na cidade de Cimettà, Treviso, Região do Veneto, (ainda não sei quem foram seus pais),  casou-se  com o  sr ANGÊLO IGNE, nascido mais ou menos no ano de 1813, e tiveram inúmeros filhos, dentre os quais a minha Tataravó ANGELA BUSET IGNE,  que nasceu por volta do ano de 1839, na cidade de Cimettà, Treviso, Vêneto, e morreu no dia 27 de novembro de 1901, na mesma localidade.

Então:  ANGELA BUSET IGNE,  casou-se com o sr MATTEU ANTONIO ROSOLEN MICHELIN GAVA, por  volta do ano de 1856. Sabe-se, que desse casamento tiveram muitos filhos, costume habitual da época, mas os únicos que sei o nome, São:

CATTERINA BUSET IGNE ROSOLEN MICHELIN GAVA, nascida em 20/6/1861 em Bibano, Godega Di Sant' Urbano,Treviso, e se casou em 29/11/1882 com Luiz Da Dalt de Conegliano, filho de Pietro e Giovanna Fossai. Residiam em Cimettá, onde faleceram, ela 1936 e ele 1938.

GIUSEPPE BUSET IGNE ROSOLEN MICHELIN GAVA, nascido por volta de 1867, chegou a migrar para os Estados Unidos em 7/6/1903, saindo do porto Havre, França, no vapor La Bretagne, mas retornou para Cimettá onde faleceu em 04/08/1911.

GIOVANNI (JOÃO) BUSET IGNE ROSOLEN MICHELIN GAVA, meu Bisavô, que nasceu no ano de 1.870, também na cidade Bibano, Godega Di Sant' Urbano, Treviso, que por sua vez, conheceu sra LUIZA DENADAI, nascida em 1873, casando-se no ano de 1889, sendo que em 1.890, mudaram-se para o BRASIL, juntamente com centenas, ou milhares de imigrantes Italianos, a procura de uma vida melhor para a família, , já que na Itália da época a pobreza reinava e a vida era um caos. Viagem longa e cansativa. Sei que muitos não conseguiram chegar, devido a febres ou doenças que contraíram durante a viagem de navio.

Vejam a continuidade desta Saga,  nas Sagas das Famílias  BUSET IGNE ROSOLEN MICHELIN GAVA,  dando um clique na pagina ao lado.

PS - Informações sobre a família podem ser passadas para o meu email:
ogair.toracio@gmail.com

obrigado

Ver :  SAGA DA FAMILIA ROSOLEN   
         SAGA DA FAMILIA MICHELIN
         SAGA DA FAMILIA GAVA
         SAGA DA FAMILIA DE NADAI
         SAGA DA FAMILIA BUSET


Meu email é:  

ogair.toracio@gmail.com

Tenho também uma Árvore Genealógica, com mais de 2500 nomes cadastrados, no site Myheritage.com.br. Quem quiser fazer parte do site, envie-me email solicitando acesso.

CLIQUE ABAIXO E LEIA A HISTÓRIA DE OUTRAS FAMÍLIAS:



por:  Ogair José Toracio



Para entrar em contato,  favor enviar email  para:  ogair.toracio@gmail.com   

2 comentários:

Ogair disse...

Por Pedro Rosolen Reis:


Meu nome é Pedro Rosolem Bretas de Moraes Rego Reis, sou neto de Nair Rosolem, filha de Carolina Pedretti e João Batista Rosolem. Fiquei muito interessado no site postado por você sobre a genealogia italiana e tenho interesse em saber mais sobre minhas raízes na Italia. Tenho desejo de tirar passaporte italiano e ainda estou muito cru em informações sobre como proceder. Nesta semana, irei ao Consulado Italiano, aqui no Rio de Janeiro, afim de tentar uma pesquisa sobre essas origens.
Achei seu site muito interessante, com informações preciosas para nossa família.

Um abraço


Pedro

Anônimo disse...

Primeiro, queria lhe agradecer pelo seu trabalho e segundo dizer lhe que esbarrei numa pesquisa outra, e encontrei a árvore de minha família, com nossos nomes (meu e minha geração). Porém não copiei e coloquei nos favoritos. Agora não consigo acessá-la. São dados muito importantes para mim e minha irmã, que nos achávamos sozinhos. Nosso pai morreu cedo. Como faço para recuperar? Era Gio Gasparetto. Obrigado, Ricardo Gasparetto (ricaagasparetto@hotmail.com)