Baldassare Tommaso Peruzzi, (Balthasari Perutio, como está escrito em seu túmulo), nascido em Siena em 7 de março 1481 – Roma, e falecido em 6 maio de 1536. foi Pintor, Arquiteto e construtor de grande fama. Trabalhou junto ao grande mestre Donato Bramante (reconstrutor da cidade de Roma de 1.500 a 1.514), de Michelangelo e do Pintor Rafael Sanszio, entre outros famosos. Foi um dos arquitetos principais na contrução da Basílica de São Pedro, em Roma, e por sua gloria e nobreza, está entrerrado no Panteão de Roma.
Baldassare Peruzzi foi contratado em 1505 como o terceiro arquito responsável na construção da Basílica, por já ter construído o palácio de Chigi, então, banqueiro do Papa Julio II e de Leão X, demonstrando sua competência.(Esse castelo é hoje conhecido como o Palazzo Farnesina - 1503/1504). Peruzzi, foi um dos pioneiros, fundindo a construção com o meio ambiente, de tal modo que uma fluía para a outra. Da casa para os jardins e para a margem do rio. Para ampliar a ilusão do ambiente, Rafael Sanzio foi contratado para pintar afrescos de futas e flores nas galerias que conduziam a esses espaços. Em Roma, ele trabalhou durante muito tempo: entre outros, projetou o Villa Farnesina (1509-1511), sede da Accademia dei Lincei e trabalhou com os mosaicos da capela de Santa Helena, na Basílica de Santa Cruz em Jerusalém. Em 1516-17 trabalhou na decoração de Santa Maria della Pace, sob a orientação de Rafael.
Em 1.520, já com o Papa Leão X, Rafael Antonio da Sangallo foi promovido a primeiro arquiteto-chefe, e Baldassare Peruzzo a segundo arquiteto. Nesse ano, Baldassare discorda de Rafael quanto a alteração no projeto inicial da Basilica, rumando em direção oposta, mantém a Cruz Grega centralizada, com quatro entradas, uma no final de cada abside, e todas conduzindo ao altar papal.
Em 1520 após a morte de Rafael Antonio da Sangallo, Peruzzi se tornou o arquiteto principal da Fabbrica di San Pietro, e assumiu o cargo de coadjutor, que até então tinha sido de Sangallo.
Entre as Obras da Basílica de São Pedro, ele também fora chamado para trabalhar em muitas partes da Itália: Carpi (1515), Bolonha, chamado para a conclusão da fachada de San Petronio (1522-23), criou o portal da igreja de San Michele, no palácio Bosco Lambertini (mais tarde demolido), a capela Ghilisardi na Basílica de San Domenico (1530-34), o conselho de administração da Adoração "dos Reis Magos, mas mesmo assim foi mais popular após a sua morte do que quando vivo.
Em 1.536 morre Baldassare Peruzzi, e segundo os boatos da época, o mesmo foi envenenado por um rival invejoso. Entre seus rivais estavam Rafael, Michelangelo, Antonio da Sangalo, etc... Nunca foi comprovado. Foi enterrado no Panteão de Roma, por sua honra e glória, ao lado de dois Reis e uma rainha da Itália.foto lado: Lápide com inscrições em Latim.
A igreja de San Bartolomeo A igreja de San Bartolomeo, é um edifício sagrado, que está localizado em uma Sovicille Ancaiano. Claramente inspirado no Renascimento, substituiu a velha igreja medieval bastante danificadas durante a passagem das tropas imperiais em 1554. Reconstruído a partir do zero, no século XVII por ordem do Papa Alexander VII, através de um projeto desenhado por Baldassarre Peruzzi, quando da construção da Basílica de São Pedro..
O plano desenhado por Peruzzi, mais ou menos no ano de 1.520, é uma cruz latina, com uma única nave, que termina em uma abside circular, com o barril a cobertura definida em colunas e semipilastras; o centro do transepto está com o olho de uma cúpula central. Mobiliário medieval preservada no Museu de Colle Val d'Elsa tabela Madonna and Child atribuída a Mark di Bonaventura. Fase de reconstrução da igreja ver o retábulo representando o Martírio de São Bartolomeu Astolfo Petrazzi (1644).
veja mais ilustracões no site abaixo
www.dgolds.com/photos/Italy2002/SienaDuomo.htm
Tenho também uma Árvore Genealógica, com mais de 2500 nomes cadastrados, no site Myheritage.com.br. Quem quiser fazer parte do site, envie-me email solicitando acesso.




Nenhum comentário:
Postar um comentário