domingo, 3 de janeiro de 2010

Sebastião Toraci (Torazzi)







-Sebastião  (Pascon Bevilacqua Camolese D'Alfonso Carducci Perucco Pentiraro Pascini)  Torraci,  nascido na Cidade de Morro Agudo-Sp, na fazenda Invernada,  região de Ribeirão Preto, em 25 de março de 1922, e registrado com o sobrenome Torraci.  *(isso mesmo com dois erres e com terminação CI ).

Ps - a Fazenda Invernada e Recanto pertenceram a família da minha esposa Marta.  (mundo pequeno).


Segundo filho do casal Rodolpho Pentiraro Pascini Turazzi e de Albina Pascon Bevilacqua Camolese D'Alfonso Carducci Perucco(a).  Neto paterno de Anacletto Turazzi e Ìtala Maria Seconda Pentiraro e Neto materno de Luigi Perucco e Eugenia Camolese.  Bisneto paterno de Pietro Turazzi e Maria Pascini e Bisneto materno de Angelo Camolese e Roza Pascon Bevilacqua. 

Teve quatro irmãos : Alberto Toracci, Carpinteiro e Construtor, casado com Antonia Zambrin Toracci, Verônica Torassi, casada com Armindo Bueno, Apparecida Toracci, casada com Nestor Silva, e, Oswaldo Toracio, casado com Darcila Gava Toracio.

Morou em várias cidades da região de Ribeirão Preto ((Morro Agudo, São Joaquim da Barra (onde suas irmãs nasceram), entre outras cidades), sempre nas fazendas dos Junqueiras (fazenda Invernada, Fazendo Recanto e outras), e, com 7 anos de idade, em 1930,  a família mudou-se  para a cidade de Assis-SP, (Cândido Mota),  donde foram trabalhar na  Fazenda da Pinguela de Baixo, como meieiros (esta fazenda era do meu Bisavô Materno,  Giovani (João) Gava, que adquiriu a fazenda Aguas da Pinguela em 1923. (mundo pequeno).

Sebastião e seus irmãos, ainda menores de idade, sempre ajudavam no trabalho da roça e na criação de porcos e outros animais. Moravam na Fazenda da Pinguela, na  cidade de Assis, SP, quando aos 18 anos perdeu seu pai, em 1940, assumindo ele e o Alberto, o irmão mais velho, o sustento da família, sempre orientados pela Mãe Albina, mulher forte e destemida.

Casou-se com a sra Conceição Vieira, no Distrito de Vila Alex, atual cidade de Tarumã, próxima a cidade de Assis-SP,  no ano de 1943 e tiveram 5 filhos.  


-- Acir Toraci, (nasceu no ano de 1945 e faleceu em 2014), casado em primeira nupcias com a sra. Simone M. G. Bezerra (falecida em 1991), tiveram 3 filhos: Cecília (1974/),  Diogo (1978/) e  Clarissa (1982/), moram em São Paulo - SP

-- Maria Alice Toraci
, casa-se com o sr Pedro de Brito Braga (1946/), morando em Londrina - Pr,  tem a filha Leticia Toraci Braga, casada com Thomaz Pfadenhauer  e tem o filho Julian Toraci B. Pfadenhauer, nascido em outubro de 2010, que estão morando na Alemanha.

-- Maria Dirce Toraci, casada com Edvando Moreno Gois, (falecido no ano de 2010),   tem 4  filhas:  Glaucia, Bianca, Tatiana e Viviane, moram em Recife - Pe.
. Glaucia (1979/),  casada com o sr Yuri Macedo Barreto (1978/).
. Bianca (1981), casada com o sr Antonio Carlos Santos Ferreira (1972).
. Tatiana, casada com Jeronimo Cunha.
. Viviane, casada com o sr Pablo Alonso e tem uma filha chamada Julia Toraci Alonso.

-- Maria Clarice Toraci, casada com o sr Flavio Dulcetti Filho,  tem 2 filhos:  Renato e  Naly.
.  Renato Toraci Dulcetti, casado com Camila Rendeiro Dulcetti, tem 2 filhos: Flavio - 4 anos e Cleo que irá nascer em março (dados de 11/2011)
. Naly Dulcetti Gama, casada com Daniel Gama, tem 3 filhos: Clarice - 11 anos, , Daniel - 2 anos e Renata - 8 meses, todos moram em Belém - Pa. ((dados de 11/2011)
: Flávio e Clarice, moram em Belém - Pa.

-- Maria Conceição Toraci, (Mara), casada com Joaquim Augusto Marçal,  tem 4 filhos:  André, Lícia, Marcelo e Marconi Augusto.
.  André,  casado com Sandra Carlos Pereira, tem a filha Valentina, nascida em outubro de 2011.
.  Lícia,  casada com Emerson Antunes Rocha,.  Moram em Orizona - Go.
.                                            

(fotos: 1) - Sebastião Toraci em 1963.  2) - Sebastião e Conceição (ano do casamento - 1944)  3) - Sebastião e família, 1956)


Após a morte do senhor Rodolpho Turazzi, a família decide mudar de Assis-SP e ir para o Norte do Paraná, onde nasciam-se terras promissoras.  Com o passar dos anos, compraram um Sitio em Alvorada do Sul, no Estado do Paraná, mas o negócio não foi promissor.  Moraram em várias cidades, mas se fixaram na Cidade de Londrina, onde a família abriu Comércio. Tiveram Venda, armazéns, e por fim abriram um Restaurante e Pensão, na Rua Marechal Deodoro, esquina com a Rua Rio Grande do Norte,  Restaurante Torassi. Foi nesse Restaurante que o sr Sebastião, criou sua familia e ajudou seus irmãos.  Tanta responsabilidade assumida ainda muito jovem, fizeram com que sempre estivesse com problemas de saúde, até que no ano de 1964, logo após, com orgulho, ver seu filho mais velho, Acir, se formar Piloto de Aviação, falece com problema cardiacos, aos 42 anos de idade.  Está enterrado do Cemiterio São Pedro, Quadra 29, Sepultura 108.



foto de 1956 - O casal  e seus filhos


Certidão de nascimento.  Os nomes dos avós estão errados e trocados.  Como meu avô não falava bem o português deve ter entendido errado a pergunta do escrivão e achou que avós paternos seriam os homens e avós materno as mulheres, aí, a imaginação do escrivão mudou Anacleto para Anacleta e Eugênia p/ Eugênio.

O correto é:
Avós paternos:   Anacleto Turazzi  e  Ítala Maria Secondo Pentiraro
Avós maternos:   Luigi Perucco  e  Eugênia Camolese



Quem tiver informações, ou precisar de informações, favor entrar em contato 

Meu email é:  

ogair.toracio@gmail.com

Tenho também uma Árvore Genealógica, com mais de 2500 nomes cadastrados, no site Myheritage.com.br. Quem quiser fazer parte do site, envie-me email solicitando acesso.

CLIQUE ABAIXO E LEIA A HISTÓRIA DE OUTRAS FAMÍLIAS:



por:  Ogair José Toracio



Para entrar em contato,  favor enviar email  para:  ogair.toracio@gmail.com  






.                                        










Nenhum comentário: