domingo, 3 de janeiro de 2010

Alberto Toracci (Turazzi)

ALBERTO TORASSI

Alberto (Pascon Bevilacqua Camolese DÁlfonso Carducci Perucco Pentiraro Pascini Turassi)

Nasceu na cidade de Ribeirão Preto,  Estado de São Paulo,  no dia 08 de fevereiro de 1917. Faleceu no ano de 1967, aos 50 anos de idade, na cidade de Londrina-Pr. Foi o primeiro  filho do imigrante Italiano Rodolpho Pentiraro Turazzi, agricultor, e de sua esposa, Albina Camolese Perucco (a).   Neto materno do sr Luigi Carducci Perucco e de dona  Eugênia Pascon Bevilaqua Camolese  e neto paterno de Anacleto Turazzi e de dona Ítala Maria Seconda Pentiraro Bisneto paterno de Pietro Turazzi e de dona Maria Pascini.  Bisneto materno de Luigi Camolese e Roza Pascon Bevilacqua.

Teve quatro irmãos : Sebastião Toraci, Empresário, casado com Conceição Vieira, Verônica Torassi, casada com Armindo Bueno, Apparecida Torassi, casada com Nestor Florentino da Silva e Oswaldo Toracio, (Funcionário Público Federal), casado com Darcila Gava Toracio. (sobrenomes diferentes em função dos cartorários da época não entenderem o sotaque italiano,  que na verdade seria Turazzi).

Morou na Região de Ribeirão Preto-SP  até o ano de 1929 (diga-se:  Ribeirão Preto,  Morro Agudo e São Joaquim da Barra, Orlandia), sempre trabalhando nas fazendas da região, fazenda Invernada e fazenda Recanto (que pertenceram aos avós da minha esposa),  quando então, seus pais mudaram-se para a região de Assis-SP, cidade de Cândido Mota, levando toda a família consigo.  Foram morar e trabalhar em um sitio, como Meieiros na Fazenda da Pinguela (esta, de propriedade do meu Bisavô Materno, João Gava).   Alberto e seus irmãos, desde pequenos ajudavam no trabalho da roça e na criação de porcos e outros animais.  Aos 23 anos perdeu seu pai, em 1940, assumindo ele e o Sebastião, o irmão mais novo, o sustento da família, sempre orientados pela Mãe Albina, mulher forte e destemida.

Casou-se no dia 26/10/1939, aos 22 anos, na cidade de Cândido Mota-SP,  próxima a cidade de Assis-SP,  com Antonia Maria Zambrim, ela nascida em Rio das Pedras-Pr,  em 19/08/1921 e falecida em 01/07/2002 em londrina-Pr, onde está enterrada no Cemiterio São Pedro, Quadra 23, Sepultura 134. Tiveram 6 filhos:  Maria,  Vílmo (1946-22/2/1962 - faleceu solteiro),  Lourdes,  Cleide,  Edno (1951/2004) e Maria Aparecida (por parte de pai).  (Alberto e Antónia  faleceram em Londrina onde estão enterrados).

Com o passar dos anos, compraram um Sitio em Alvorada do Sul, no Estado do Paraná, para onde se mudaram. Moraram em várias cidades, mas se fixaram na Cidade de Londrina, onde assumiu a profissão de Taxista, Carpinteiro e Construtor. (foi ele quem construiu a casa em que eu me criei, no bairro do Aeroporto, em Londrina, no ano de 1962.  Morei por 18 anos nessa casa.  A casa ainda esta em pé, cito na Rua Gago Coutinho em Londrina.. 

Não sei exatamente quando, mas houve a separação do casal, e Alberto foi morar junto com a Familia do irmão Sebastião, no Restaurante e Pensão da familia,  Restaurante Torassi,  onde faleceu tempos depois de Cirrose Hepática, no ano de 1967, aos 50 anos de idade.  Está enterrado em Londrina-Pr.

Lembro-me do Tio Alberto,  como sendo um homem alto e magro, talvez pelo fato de eu ser apenas um garotinho baixinho.  

Os filhos de Alberto, casaram-se,  alguns ficaram em Londrina,  outros, mudaram-se para a cidade de Paranavaí e Presidente Prudente e São Paulo.

São eles:

 - Maria (1944 - 2020), casa-se com Miguel Alves e tem os filhos:  Willian, Rogério, Ben-Hur,  Marcos,  Vilmar e Lúcia - Faleceu no ano de 2019, morava na cidade de Paranavaí-Pr.
-- Willian  casa-se com a sra  .......  e tem a filha Daniela -  Moram em São Paulo.
-- Rogerio casa-se com a sra Claudia Cristina dos Santos, e tem os  filhos:  Joyce e Joabe - Moram em Paranavai
--  Marcia casa-se com Luiz Oyama, e tem os filhos Flávio de Denise.
-- Ben-Hur casa-se com a sra Wilzangela Mari Americo Ribeiro, e tem os filhos Ben-Hur Filho e Mariana.  BenHur filho, casa-se com Viviane Fernandes e tem o filho Matheus - Moram em Paranavaí.
-- Lucia - casa-se com a sr  ?? Ernandes, e tem o filho Davidson Ernandes.
-- Marcos Marcellus , casa-se com Aparecida Coelho  e tem os filhos: - Thaiane e Marcelus
-- Vilmar -  casa-se com a sra............    e tem os filhos:   Igor e Silvana

- Vílmo Valentin (1946-22/2/1962) - faleceu solteiro, está enterrado em Londrina, no Cemiterio São Pedro, Quadra 12, Sepultura 236

- Lourdes, (1948), casa-se com Dorvail (Lelo) Ferraro, em 1967e tem as filhas:  Daniela, Simone e Rosana, nascidas na cidade de Londrina-Pr.
-- Daniela casa-se com  Mauricio Takemura  e tem a filha Beatrice - Moram em Londrina.
-- Simone casa-se com Edson Kishima  e tem os filhos João Otávio e Maria Fernanda - Moram em Londrina
-- Rosana, é solteira e mora em Londrina .

- Edno (1951 - 1954), casa-se com a sra. Maria Sueli Ferreira, e tem os filhos: Thaíse, Bianca, Lidiane e Joberto, moram em Presidente Prudente-SP.
-- Bianca, casa-se com Daniel Ribeiro e tem a filha Beatriz - Moram em Londrina.
-- Lidiana, casa-se com Minoro Nunes e tem a filha Letícia - Moram em Presidente Prudente.
-- Joberto - Mora em Presidente Prudente.
-- Thaíse, casa-se com  Eduardo e tem o filho Gabriel. - Moram em Londrina

- Cleide - casou-se - morou em Maringa

- Maria Aparecida -

Veja Continuação dessa história lendo a  SAGA DA FAMILIA TURAZZI


Certidão de casamento




Quem tiver informações, ou precisar de informações, favor entrar em contato 

Meu email é:  

ogair.toracio@gmail.com

Tenho também uma Árvore Genealógica, com mais de 2500 nomes cadastrados, no site Myheritage.com.br. Quem quiser fazer parte do site, envie-me email solicitando acesso.

CLIQUE ABAIXO E LEIA A HISTÓRIA DE OUTRAS FAMÍLIAS:



por:  Ogair José Toracio



Para entrar em contato,  favor enviar email  para:  ogair.toracio@gmail.com  

Nenhum comentário: