domingo, 3 de janeiro de 2010

Alberto Toracci (Torazzi)

ALBERTO TORASSI

Alberto (Pascon Bevilacqua Camolese DÁlfonso Carducci Perucco Pentiaro Pascini Torassi)

Nasceu na cidade de Ribeirão Preto,  Estado de São Paulo,  no dia 08 de fevereiro de 1917.  Primeiro  filho do imigrante Italiano Adolpho Torazzi, agricultor, e de sua esposa, Albina Perucco (a).   Neto materno do sr Luigi Carducci Perucco e de dona  Eugênia Pascon Bevilaqua Camolese  e neto paterno de Anacleto Torazzi e de dona Ítala Seconda Pentiaro Bisneto paterno de Pietro Torazzi e de dona Maria Pascini.  Bisneto materno de Luigi Camolese e Roza Pascon Bevilacqua.

Teve quatro irmãos : Sebastião Toraci, Empresário, casado com Conceição Vieira, Verônica Torassi, casada com Armindo Bueno, Apparecida Torassi, casada com Nestor Florentino da Silva e Oswaldo Toracio, casado com Darcila Gava Toracio. (sobrenomes diferentes em função dos cartorários da época não entenderem o sotaque italiano,  que na verdade seria Torazzi).

Morou na Região de Ribeirão Preto-SP  até o ano de 1929 (diga-se: Morro Agudo, São Joaquim da Barra), sempre trabalhando nas fazendas da região, fazenda Invernada e fazenda Recanto), quando então seus pais mudaram-se para a região de Assis-SP, cidade de Cândido Mota, levando toda a família consigo.  Foram morar e trabalhar em um sitio, como meieiros na Fazenda da Pinguela.  Alberto e seus irmãos, desde pequenos ajudavam no trabalho da roça e na criação de porcos e outros animais.  Aos 23 anos perdeu seu pai, em 1940, assumindo ele e o Sebastião, o irmão mais novo, o sustento da família, sempre orientados pela Mãe Albina, mulher forte e destemida.

Casou-se no dia 26/10/1939, aos 22 anos, na cidade de Cândido Mota-SP,  próxima a cidade de Assis-SP,  com Antonia Zambrim, ela nascida em Rio das Pedras-Pr,  em 19/08/1921 e falecida em 01/07/2002 em londrina-Pr,   tiveram 6 filhos:  Maria,  Vílmo (1946-22/2/1962 - faleceu solteiro),  Lourdes,  Neide,  Edno (1951/2004) e Edson.  (Alberto e Antónia  faleceram em Londrina onde estão enterrados).

Com o passar dos anos, compraram um Sitio em Alvorada, no Estado do Paraná, para onde se mudaram. Moraram em várias cidades, mas se fixaram na Cidade de Londrina, onde assumiu a profissão de Carpinteiro e Construtor.

Não sei exatamente quando, mas houve a separação do casal, e Alberto foi morar junto com a Familia do irmão Sebastião, no restaurante da familia,  Restaurante Torassi,  onde faleceu tempos depois de Cirrose Hepática, no ano de 1967.  Está enterrado em Londrina-Pr.

Como construtor, fez também a casa em que passei a minha infância, na rua Gago Coutinho, no Bairro do Aeroporto, em Londrina-Pr, para o meu Pai,  Oswaldo Toracio.  A Casa existe até hoje!

Lembro-me do Tio Alberto,  como sendo um homem alto e magro, talvez pelo fato de eu ser apenas um garotinho baixinho. 

Os filhos de Alberto, casaram-se,  alguns ficaram em Londrina, já outros, mudaram-se para a cidade de Paranavaí e Presidente Prudente e São Paulo.

 - Maria, casa-se com Miguel Alves e tem os filhos:  Willian, Rogério, Ben-Hur,  Marcos,  Vilmar e Lúcia - Atualmente moram em Paranavaí-Pr.
-- Willian  casa-se com a sra  .......  e tem a filha Daniela -  Moram em São Paulo.
-- Rogerio casa-se com a sra Claudia Cristina dos Santos, e tem os  filhos:  Joyce e Joabe - Moram em Paranavai
--  Marcia casa-se com Luiz Oyama, e tem os filhos Flávio de Denise.
-- Ben-Hur casa-se com a sra Wilzangela Mari Americo Ribeiro, e tem os filhos Ben-Hur Filho e Mariana.  BenHur filho, casa-se com Viviane Fernandes e tem o filho Matheus - Moram em Paranavaí.
-- Lucia - casa-se com a sr  ?? Ernandes, e tem o filho Davidson Ernandes.
-- Marcos Marcellus , casa-se com Aparecida Coelho  e tem os filhos: - Thaiane e Marcelus
-- Vilmar -  casa-se com a sra............    e tem os filhos:   Igor e Silvana
- Lourdes, casa-se com Otávio (Lelo), e tem as filhas:  Daniele, Simone e Rosangela.
-- Daniele casa-se com   .....   e tem a filha Beatrice - Moram em Londrina.
-- Simone casa-se com    ....   e tem os filhos Otávio e Fernanda - Moram em Londrina.
- Edno, casa-se com a sra. Maria Sueli Ferreira, e tem os filhos: Thaíse, Bianca, Lidiane e Joberto, moram em Presidente Prudente-SP.
-- Bianca, casa-se com Daniel Ribeiro e tem a filha Beatriz - Moram em Londrina.
-- Lidiana, casa-se com Minoro Nunes e tem a filha Letícia - Moram em Presidente Prudente.
-- Joberto - Mora em Presidente Prudente.
-- Thaíse, casa-se com  Eduardo e tem o filho Gabriel. - Moram em Londrina

Veja Continuação dessa história lendo a  SAGA DA FAMILIA TORAZZI


Certidão de casamento


Nenhum comentário: