quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

SAGA DA FAMÌLIA RIVA

SAGA DA FAMÌLIA RIVA  

Um pouco de história



Os italianos à época da imigração, passavam por momentos difíceis, pois a itália estava na luta sobre a sua futura estrutura. A monarquia, na pessoa do rei do Piemonte-Sardenha, Vítor Emanuel II, apoiado pelos conservadores liberais, teve sucesso quando em 1859-1861 se formou a Nação-Estado, derrotando os partidários de esquerda, republicanos e democráticos, que militavam sob Giuseppe Mazzini e Giuseppe Garibaldi (este último mudou-se para o Brasil, e casou-se com Anita Garibaldi no Rio Grande do Sul).   A desejada unificação da Itália (até então a Itália era formada de pequenos Estados, dirigidos por nações Estrangeiras, França, Espanha, Inglaterra), se deu assim sob a Casa de Sabóia, com a anexação ao Reino de Sardenha, da Lombardia, do Vêneto, do Reino das Duas Sicílias, do Ducado de Módena e Reggio, do Grão-Ducado da Toscana, do Ducado de Parma e dos Estados Pontifícios. Mas, mesmo com a vitória, as guerrilhas e discordância continuaram por longos anos, fazendo com que o sofrido povo italiano buscasse melhores lugares para se morar.         
                                                                                                                                                          Muitas famílias decidiram sair da Itália e vir para o Brasil,   pois após a Libertação Escravocata,
o País estava necessitando urgentemente de trabalhadores com conhecimentos (agricultores, pedreiros, marceneiros, etc...) e o governo brasileiro, muita propaganda fez, inclusive dando as passagens gratuitamente aos imigrantes, além de serem beneficiados posteriormente com a compra de terras muito baratas.                             
                                                                                                                                                                  Os navios saiam da Itália abarrotados de famílias querendo um futuro promissor, mas não sabiam o destino a que chegariam.  Muitas famílias foram separadas no Porto de embarque,  por lotação de um determinado navio, acabavam embarcando em outro.   já,  outras foram separadas pelo  destino de cada navio, que era diferente:  Uns desembarcariam em Santos (SP), outros em Paranaguá (PR), outros em Niteroi (RJ), Florianópolis (SC), Vitória (ES) e no Rio Grande do Sul, etc....


 



MARIANNA RIVA, minha trisavó, natural da região de Emilia Romanha, nascida  na  década de 1840,  casou-se com o sr.  PIETRO BEGHI no ano de 1860, e tiveram vários filhos, sendo que dois filhos vieram para o Brasil:  Celso Riva Begui Albina Riva Beghi,  esta, seria minha Bisavó.


ALBINA RIVA BEGHI, minha Bisavó, nasceu em 21 de setembro do ano de 1888, na cidade de CamposampieroTreviso, Itália. Viveu a infância em meio a turbulência do pós guerra italiano, que mesmo após a vitória, as guerrilhas e discordância continuaram por longos anos, fazendo com que o sofrido povo italiano buscasse melhores lugares para se morar.

Chegaram ao Brasil em 30/04/1895Albina Riva Beghi com apenas 6 anos de idade  seu irmão, Celso Beghi (28 anos),  a esposa de Celso, Angela Eliza Bossoli (24 anos),  a a filha de Celso, Aída Bossoli Beghi (2 anos),  e com  Angelo Bossoli (19 anos), irmão da Angela,  de onde se dirigiram para as fazendas da Região de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo.  Nas minhas pesquisas não encontrei o motivo dos meus trisavos, Pietro e Marianna, não terem vindo com eles ao Brasil. Acredito que eles já haviam falecido,  ou não deixariam uma filha de 5 anos viajar para outro País.


Clique aqui e Veja o registro da chegada no Porto de Santos


ALBINA RIVA BEGHI, casou-se aos 18 anos de idade com o sr AUGUSTO BARETARI BASSO MAGATON BORTOLETTO, (ele, com 22 anos de idade, filho de Máximo Bortoletto e Angela Basso),  casaram-se na cidade de Jardinopolis-SP, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, no dia 23 de novembro de 1907.    Mudaram-se para a  cidade de Orlândia-SP, para trabalhar na fazenda Invernada, onde tiveram seis filhos, sendo que a primogênita, a sra MARIA Riva Beghi Baretari Basso Magaton BORTOLETTO, nascida em 1909, nessa mesma cidade, viria ser minha avó. 

(Veja a Saga das demais famílias neste Blog).

Do casamento de  AUGUSTO BARETARI BASSO MAGATON  BORTOLETTO, e da sra ALBINA RIVA BEGUE, na cidade de Jardinópolis  -  Orlândia,  na fazenda onde trabalhavam, nasceram seis (6) filhos.

Seus filhos - todos nascidos na cidade de Orlândia, Estado de São Paulo.

MARIA  Begue Baretari Basso Magaton Bortoletto – Orlândia-Sp-1904/1982)
ANGELINA  Begue Baretari Basso Magaton Bortoletto – Orlândia-Sp
ALCIDES  Begue Baretari Basso Magaton Bortoletto – Orlândia-Sp
REINALDO Beguei Baretari Basso Magaton Bortoletto – Orlândia-Sp
AURÉLIO Begue Basso  Magaton Bortoletto – Orlândia-Sp
IDA  Begue Baretari Basso  Magaton Bortoletto – Orlândia-Sp

 Meu email é:  

ogair.toracio@gmail.com

Tenho também uma Árvore Genealógica, com mais de 2500 nomes cadastrados, no site Myheritage.com.br. Quem quiser fazer parte do site, envie-me email solicitando acesso.

CLIQUE ABAIXO E LEIA A HISTÓRIA DE OUTRAS FAMÍLIAS:



por:  Ogair José Toracio

Para entrar em contato,  favor enviar email  para:  ogair.toracio@gmail.com   

Ps - Enviem informações:    ogair.toracio@gmail.com

Nenhum comentário: