domingo, 3 de janeiro de 2010

Mássimo Bortoletto (meu Trisavô Materno)

MÁSSIMO MAGATON BORTOLETTO,  nasceu em 13 de abril do ano de 1853, na cidade de Resena, em Treviso, Itália. Filho do sr. LUIGI BORTOLETTO e da sra. LUCIA MAGATON. Viveu a infância em meio a turbulência do pós guerra italiano, que vinha buscando sua unificação desde o ano de 1815, pois a Itália era até então, apenas uma coleção de pequenos Estados, submetidos a potências estrangeiras. Na luta sobre a futura estrutura da Itália, a monarquia, na pessoa do rei do Piemonte-Sardenha, Vítor Emanuel II, apoiado pelos conservadores liberais, teve sucesso quando em 1859-1861 se formou a Nação-Estado, derrotando os partidários de esquerda, republicanos e democráticos, que militavam sob Giuseppe Mazzini e Giuseppe Garibaldi. A desejada unificação da Itália se deu assim sob a Casa de Sabóia, com a anexação ao Reino de Sardenha, da Lombardia, do Vêneto, do Reino das Duas Sicílias, do Ducado de Módena e Reggio, do Grão-Ducado da Toscana, do Ducado de Parma e dos Estados Pontifícios. Mas, mesmo com a vitória, as guerrilhas e discordância continuaram por longos anos, fazendo com que o sofrido povo italiano buscasse melhores lugares para se morar.

Casou-se com a sra. ANGELA BASSO,  no dia 13 de julho do ano  de 1877,   tiveram nove filhos, sendo que o terceiro filho do casal, o sr AUGUSTO BASSSO MAGATON BORTOLETTO, nascido em 22/10/1883, em Camposampiero, Treviso, Itália, viria a ser o meu Bisavô.
Os filhos do casal:

. Ermínia Bortoletto,  nascida em 15/04/1880 - Camposampiero, Treviso, Itália
. Luigi Bortoletto, nascido em 15/01/1882 - Camposampiero, Treviso, Itália
. Augusto Bortoletto, nascido em 22/10/1883 - Camposampiero, Treviso, Itália (meu Bisavô)
. Maria Bortoletto, nascida em 10/01/1886 - Camposampiero, Treviso, Itália 
. Rafaella Bortoletto, nascida em 07/10/1887 - Camposampiero, Treviso, Itália
. Lucia Bortoletto, nascida em 28/03/1889 - Ribeirão Preto - SP
. Domenico Bortoletto, nascido em 16/01/1891 - Ribeirão Preto - SP
. Ricardo Bortoletto, nascido em 07/11/1892 - Ribeirão Preto - SP
. Clementina Bortoletto, nascida em 26/09/1895  - Ribeirão Preto - SP
No ano de 1887,  embarcam para o BRASIL, juntamente com centenas, ou milhares de imigrantes Italianos, a procura de uma vida melhor para a família, já que na Itália da época a pobresa reinava e a vida era um caos. Viagem longa e cansativa. Sei que muitos não conseguiram chegar, devido a febres ou doenças que contraíram durante a viagem de navio.

Aportam no Brasi, em Santos, no dia 27 de janeiro de 1889, e  vão trabalhar nas fazendas de café da região de Ribeirão Preto.
 
Não tenho as datas de falecimento do  casal, mas sei que estão enterrados em Ribeirão Preto.


Quem tiver informações, ou precisar de informações, favor entrar em contato 

Meu email é:  

ogair.toracio@gmail.com

Tenho também uma Árvore Genealógica, com mais de 2500 nomes cadastrados, no site Myheritage.com.br. Quem quiser fazer parte do site, envie-me email solicitando acesso.

CLIQUE ABAIXO E LEIA A HISTÓRIA DE OUTRAS FAMÍLIAS:



por:  Ogair José Toracio



Para entrar em contato,  favor enviar email  para:  ogair.toracio@gmail.com  

Nenhum comentário: