domingo, 3 de janeiro de 2010

João Buset Igne Rosolen Michelin Gava (meu Bisavô materno)

GIOVANNI AFONSO (JOÃO) BUSET IGNES ROSOLEN MICHELIN GAVA, meu Bisavô nasceu em 02/08/1863, na cidade Bibano, Godega Di Sant' Urbano, Treviso, e falecido na cidade de Assis-Sp, onde está enterrado, em 30/11/1938.  Terceirio filho de MATHEUS ANTONIO ROSOLEN MICHELIN GAVA (Meu Tataravô), nascido em 26 de novembro do ano de 1.831, na cidade de Orsago, Treviso, na Região do Vêneto, na Itália, e falecido por volta do ano de 1905, e de dona ANGELA BUSET IGNE, (minha Tataravó),
Giovanni casou-se em 15/02/1891, na Parochia Sant'Urbano,  com a sra MARIA LUIGIA JANOTO DE NADAInascida em 1870 na cidade na mesma cidade e falecida em 16/10/1935, na Fazenda da Fortuna, na cidade de Assis, onde está enterrada, ela,  filha do casal DOMENICO DE NADAI, (Foto com a familia, abaixo).  e da sra  CATHARINA JANOTO (Zanoto),  ambos da mesma região de Bibano.

Chegaram ao Brasil  no Vapor Vincenzo Florio, no dia 29/06/1893: Giovanni com 29 anos, Maria Luigia de Nadai, com 24 anos, a filha Catherina, com 1 ano e o filho Domenico com 2 meses, e foram residir na cidade de Sertãozinho, na fazenda do Dr. Domenico De Nadai, meu trisavô, pai da Maria Luigia.

(  Clique e veja o registro de chegada em Santos- SP     )  http://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/livrodetalhe.php?livro=041&pagina=215&familia=53710 


Neto por parte de pai do casal MARIA MADALENA ROSOLEN GAVA (1809/1900) e de GIUSEPPE MICHELIN GAVA (1805/1888), e Bisneto do casal de GIÁCOMO GAVA (meu Ta-Ta-Tataravô), nascido no ano de 1785, na cidade de Cimettà, na Região de Treviso, Veneto e falecido no ano de 1861 na mesma localidade e de dona LUCIA ROSOLEN, (minha Ta-Ta-tataravó), nascida no ano de 1787, na Província de Treviso, município de Godega Di Sant’Urbano, Região do Veneto e falecida no ano de 1864, na mesma região.

Neto por parte de mãe do casal  ANGÊLO IGNE, nascido mais ou menos no ano de 1813 e de dona CATTERINA BUSET (Biset),  nascida no ano de 1816, na Província de Treviso, município de Godega Di Sant’Urbano, Região do Veneto .

Sei de apenas 2 irmãos: Catterina  e Giuseppe.

CATTERINA BUSET IGNE ROSOLEN MICHELIN GAVA, nascida em 20/6/1861 em Bibano, Godega Di Sant' Urbano,Treviso, e se casou em 29/11/1882 com Luiz Da Dalt de Conegliano, filho de Pietro e Giovanna Fossai. Residiam em Cimettá, onde faleceram, ela 1936 e ele 1938.

GIUSEPPE BUSET IGNE ROSOLEN MICHELIN GAVA, nascido por volta de 1867, chegou a migrar para os Estados Unidos em 7/6/1903, saindo do porto Havre, França, no vapor La Bretagne, mas retornou para Cimettá onde faleceu em 04/08/1911.

JOÃO BUSET IGNE ROSOLEN MICHELIN GAVA, casou-se ainda jovem com a sra LUIZA DENADAIcasou-se em 15/02/1891, na Parochia Sant'Urbano e no ano seguinte, no dia 29/06/1893:, mudaram-se para o BRASIL, juntamente com centenas, ou milhares de imigrantes Italianos, a procura de uma vida melhor para a família, já que na Itália da época a pobresa reinava e a vida era um caos. Viagem longa e cansativa. Sei que muitos não conseguiram chegar, devido a febres ou doenças que contraíram durante a viagem de navio.

Chegando ao Brasil, meus Bisavós foram residir na Região de Ribeirão Preto, trabalhando nas  fazendas da região, entre outras, onde tiverem seus doze (12) filhos,  são eles : Domenico; Angelo; João; Celeste; Laura; Vitório; Vitória; Helena; Pedro; Maria; Ana e Antonio (este último o meu avô).

Por volta da década de 20, do século passado, o Governo Paulista, começou a incentivar a abertura de novas Terras na Região de Assis-SP, pois até então aquele lugar era o fim do Brasil, já que, depois de Assis, tudo não passava de Florestas fechadas, (digo, norte do Paraná, Mato Grosso, Goiás, Acre, Tocantins, etc...). Sendo assim, meus bisavós decidiram mudar para as novas e promissoras Terras.

Já em 1.923, compraram uma grande área na Região compreendida entre Assis e Cândido Motta, ao qual deram o nome de Água das Antas, mas, ficando conhecida mesmo, até hoje, por Fazenda da Pinguela, e em 1928 compraram mais uma grande área ao lado e fizeram a casa grande, sede da fazenda em 1929.

Fizeram da fazenda uma verdadeira Mini-Cidade: Escolas, Igreja, Salão para quermesse, Cinema, Campos de Futebol, Mercado, Farmácia, Barbearia, etc..., além lógico, dos cafezais, gado e roças. Isso tudo, pois além de todos os meus Tios-Avós casarem-se e continuarem a morar na fazenda, ainda tinha a colônia, formada pelos empregados e meeiros.

Não me lembro o ano em que meu Bisavô morreu. Mas lembro-me dele sentado à varanda da casa principal, com sua bengala na mão. Minha mãe conta que sempre que a criançada passava correndo perto dele, ele acertava com a bengala a dita criança.

Após o falecimento do meu Bisavô, a fazenda foi dividida entre os irmãos, ficando a Fazenda da Pinguela para o meu Tio Pedro, Tia Laura e meu Avô Antonio. Os demais ficaram com outras propriedades, e com casas e terrenos na cidade de Assis e Candido Motta.

(Ver a biografia desses personagens neste Blog e a continuação da história nas Sagas das familias abaixo).
Ver:
SAGA DA FAMILIA BUSSET
SAGA DA FAMILIA IGNES
SAGA DA FAMILIA ROSOLEN
SAGA DA FAMILIA MICHELIN
SAGA DA FAMILIA GAVA
SAGA DA FAMILIA DENADAI


Meu email é:  

ogair.toracio@gmail.com

Tenho também uma Árvore Genealógica, com mais de 2500 nomes cadastrados, no site Myheritage.com.br. Quem quiser fazer parte do site, envie-me email solicitando acesso.

CLIQUE ABAIXO E LEIA A HISTÓRIA DE OUTRAS FAMÍLIAS:



por:  Ogair José Toracio




Para entrar em contato,  favor enviar email  para:  ogair.toracio@gmail.com   

Nenhum comentário: