domingo, 3 de janeiro de 2010

ANTONIO GAVA (meu avô materno)


ANTONIO GAVA


ANTONIO DENADAI BUSET IGNE ROSOLEN MICHELIN GAVA, meu avô, nasceu na cidade de Sertãozinho no estado de São Paulo, no dia 02 de outubro 1901. Filho do casal  João (Giovani) Rosolen Michelin Gava e de Maria Luigia Denadai (De Nadai).  Faleceu em Assis-SP aos 74 anos em 09/08/1974.

Sempre trabalhou na lavoura. A principio como meeiro, como tantos italianos e descendentes fizeram no inicio do século passado, pelo menos até a década de 1920, quando se muda juntamente com seus pais para a Região de Cândido Mota / Assis, estado de São Paulo, onde meu Bisavô, João Gava, havia comprado uma fazenda (Fazenda da Fortuna, pertencente à Fazenda da Pinguela ).

Meu avô, assim como alguns de seus irmãos, construíram novas casas, casaram-se e constituíram suas famílias na própria fazenda. Então, meu avô, casa-se com MARIA BEGUE BASSO BORTOLETTO, também natural da região de Ribeirão Preto, mas precisamente da cidade de Orlândia-SP, e moradora da fazenda Servo, ao lado da fazenda da Pinguela, em Assis-SP. Ela, filha de Augusto Basso Bortoletto e de Albina Begue.

Tiveram 08 (oito) filhos, São eles: que poderiam usar o sobrenome abaixo:.

BEGUE BASSO BORTOLETTO DENADAI BUSET IGNE ROSOLEN MICHELIN GAVA

. Joana Gava – Assis-Sp – 1928/1928 (Prematura)
. Lídia Gava – Assis-Sp – 1930/1935 (Apendicite)
. Rogério Gava – Assis-Sp – 1932/1933 (Pneumonia)

. Darcila Begue Basso Bortoletto Denadai Rosolen Buset Ignes Michelin Gava – Assis-Sp – 15/03/1934 - minha Mãe, casada com Oswaldo Pascon Camolese Carducci Perucco Pentiaro Pascini Toracio, teve os filhos em Londrina-Pr.:
- Ogair, casado com Marta de Almeida Prado, e teve os filhso Thaís, Augusto e Marlia.
- Waltercides, casado com Silvia e teve os filhos: Fernandas e Gustavo.
- Marcelo, casado com Tatiana Ribeiro, teve os filhos: Thíago e

. Luiza Gava – Assis-Sp - 1937 - casada com Ovidio Orsi, teve o filho Roberto Gava Orsi, nascido na cidade de Cianorte-Pr, casado com Maria Orsi, Teve os filhos: Marilia Luiza, Ovídio e Gabriel.

. Judite Gava -– Assis-Sp - 1940 - casada com Roberto Martins, teve os filhos em Assis-SP: Roberto, Fernando e Marcos, todos nascido em Assis-SP.

. Octávio Gava -– Assis-Sp - 1943 - casado com Diomar Camargo Gava, teve os filhos em Assis-SP:
Luis Alfredo, Luíza Helena, Lucinéa, Luciano e Leandro, nascidos na fazenda da Pinguela.

. Dulce Gava – Assis-Sp – 1947 - casada com Darci de Almeida, teve os filhos, em Assis -SP:
- Marcia, casada com Adão Odorizzi, teve os filhos: Cesar e Jão Guilherme.
- Flavia, casada com José Paulo Flauzinho, teve o filho: João

Meu avô teve outras fazendas e também um Posto de Gasolina. Morreu em Assis-SP, no ano de 1976, pois já estava doente com diabetes há muito tempo.


Minha mãe, Darcila Gava, que nasceu em Assis-SP, aos 15 de Março de 1.934. Teve uma infância mimada. Morava na fazenda da Pinguela, mas nunca foi uma fazendeira. Tinha medo de andar a cavalo, de tirar leite das vacas, de manusear as colméias, e por isso nunca foi solicitada ao trabalho. Foi uma garota prendada em trabalhos manuais: bordados, tricô, crochê, costura e leitura.

Conheceu meu pai, Oswaldo Pascon Camolese Carducci Perucco Pentiraro Pascini Toracio, também descendente de Italianos da região de Rovigo, Veneto, e que também após a imigração para o Brasil foram morar primeiramente na Região de Ribeirão Preto e depois, quase na mesma época da família Gava, se mudaram para a cidade de Assis-SP. Conheceram-se em uma festa na fazenda da Pinguela, onde minha mãe morava. Como a fazenda da Pinguela era muito bem estruturada, sempre havia os bailes comemorativos, e, em um desses bailes, lá estava meu pai a espreita do broto.

Casaram-se na Fazenda, em Assis, aos 14 de fevereiro do ano de 1953, Osvaldo Torácio e Darcila Gava, indo morar na Cidade de Londrina, norte do Paraná, onde tiveram 03 filhos, Ogair (eu)_, Waltercides e Marcelo, e aonde estão vivendo felizes até hoje.

BEGHE BASSO BORTOLETTO DENADAI BUSET IGNE ROSOLEN MICHELIN GAVA PASCON CAMOLESE CARDUCCI PERUCCO PENTIRARO PASCINI TORAZZI (este, seria meu sobrenome, pesquisado em apenas um pouco mais de 150 anos)


Meu email é:  

ogair.toracio@gmail.com

Tenho também uma Árvore Genealógica, com mais de 2500 nomes cadastrados, no site Myheritage.com.br. Quem quiser fazer parte do site, envie-me email solicitando acesso.

CLIQUE ABAIXO E LEIA A HISTÓRIA DE OUTRAS FAMÍLIAS:



por:  Ogair José Toracio



Para entrar em contato,  favor enviar email  para:  ogair.toracio@gmail.com   

Um comentário:

Unknown disse...

ola, minha familia materna e dalvi gava, do estado do Espirito Santo, gostaria de saber se tem alguem com parentesco com minha familia meu email 'e ELI.GAVA@hotmail.COM.BR. gostaria muito de encontrar meus tios.