domingo, 3 de janeiro de 2010

Ogair José Torácio

OGAIR JOSE TORACIO (TURAZZI)   

Nasceu em Londrina, aos 10 dias do mês de Fevereiro do ano de 1.955. 1º filho do Funcionário Público Federal do Instituto Brasileiro do Café, Osvaldo Torácio e de sua esposa, Darcila Gava Torácio. Neto de imigrantes Italianos, agro-pecuaristas da região de Assis, no estado de São Paulo. Teve dois irmãos : Valtercides Roberto Torácio, Professor e Empresário, casado com Silvia Campagnole, e, Marcelo Torácio, economista e Advogado, casado com Tatiana Ribeiro.



Casou-se em Londrina, aos 23 de fevereiro do ano de 1980, com Marta de Almeida Prado, filha de Henrique de Almeida prado e de sua prima esposa, Esther Pacheco de Almeida Prado. Teve 3 filhos: Thaís de Almeida Prado Gava Toracio, formada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de São Paulo, USP, em 2004, com mestrado em 2014, Augusto de Almeida Prado Gava Toracio, formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Paraná, em 2004, com Pós Graduação e Mestrado na mesma Universidade, e, Marília de Almeida Prado Gava Toracio, formada em Fisioterapia pela Universidade Dom Bosco, em 2007, com Pós graduação pela Universidade Federal do Paraná, na cidade de Curitiba-Pr.

Serviu o exército em Londrina, onde exerceu a função de Comandante de Grupo, no ano de 1974, mesmo ano em que ingressou na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde cursou o Bacharelado em Matemática.

Iniciou trabalho no dia 10 de fevereiro de 1976 (mesmo dia de seu aniversário), no Banco Bamerindus do Brasil, no Setor de Informática, com o cargo de operador de Computador. Por ser uma pessoa bastante dedicada ao trabalho e aos estudos, no ano de 1978, ingressou na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), para o curso de Licenciatura em Educação Física, mas, dois anos depois, em 1980, o Banco Bamerindus convidou-o a assumir a gerência de Informática, na Cidade de Belo Horizonte. Aceitou o convite, marcou o casamento para 23 de fevereiro do mesmo ano, e em 25 de fevereiro já estava na cidade de Belo Horizonte com sua esposa, para assumir as novas funções no Banco.

Foram morar á rua Pouso Alegre, 229, apto 304, no bairro Floresta, em Belo Horizonte - MG, onde nasceu a primeira filha, Thaís, em 15 de março de 1981. A principio, pagaram aluguel, mas, dois anos após, compraram apartamento vizinho, no número 239, apto 104, onde nasceu o segundo filho, Augusto, em 08 de janeiro de 1983.

Nesse ínterim, recebeu convite do Bamerindus, para assumir novo cargo na cidade do Rio de Janeiro, não aceitando, então, o Banco convidou-o a trabalhar na Cidade de São Paulo, para onde se mudou em 16 janeiro de 1983, uma semana após o nascimento de seu filho. Morou em várias regiões de São Paulo, sempre tentando acompanhar a localização de seu trabalho. A princípio foram morar em São Caetano do Sul, de onde se mudaram para o Bairro do Jaguaré, na avenida Miguel Frias de Vasconcelos, 84, apto, 03, onde nasceu a terceira filha do casal, Marilia, em 27 de maio de 1984. Depois foram residir no bairro de Campo Belo, no ano de 1988, onde ficaram até á mudança para o bairro Santa Catarina, próximo ao aeroporto de Congonhas, no ano de 1995.

Como sempre gostaram da área da construção civil, e tendo construído sua casa do bairro Santa Catarina, entre 1993 e 1995, decidiram de, ele e a esposa a cursarem a faculdade de Arquitetura. Ele, na Universidade Nove de Julho, no período noturno, e ela, na Universidade Ibirapuera, no período diurno. Após terem passado no vestibular, as aulas tiverem inicio em fevereiro de 1996.

Como no ano de 1997 mudaram-se para Curitiba, trancaram a matrícula da Faculdade, não antes de terem boa bagagem para um negócio futuro. O Bamerindus, depois de deter por inúmeros anos o Título de terceiro maior Banco particular do País, e no inicio da década de 90, o de segundo maior Banco particular do País, principiou um colapso econômico a partir do ano de 1994, (problemas Políticos),  e deu inicio ao fechamento de várias agências pelo Brasil. Em fins de 1995, iniciou também o fechamento na Área de informática, no Rio de janeiro, São Paulo, Campo Grande e outras grandes cidades, fazendo com que todo o setor de informática fosse centralizado na cidade sede de Curitiba-pr, sendo, foram obrigados a mudarem-se para Curitiba, onde residem até hoje.

Em 28 de março de 1997, o Banco Bamerindus foi vendido, por obrigação do Governo Federal, (diga-se, o então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso), para o Banco Inglês, HSBC, Hong Kong Shingai Banck, com nome chinês, mas com sede em Londres. Com o objetivo de enxugar para ganhar, o HSBC iniciou o processo de demissão de funcionários, chegando ao patamar de uns 18 mil empregados, para os 40, mil no auge do Bamerindus. Com o futuro incerto dentro do HSBC, aproveitou-se do gosto pela construção civil, e a experiência adquirida na Faculdade de Arquitetura, e no ano de 2001 criou-se a Empresa de Construção Civil A.P.G.T., utilizando as iniciais dos sobrenomes de seus filhos, Almeida Prado Gava Torácio, e que foi administrada pela esposa Marta, até o ano de 2004.  Após a saída do HSBC em 2004, assumiu as rédeas da Empresa.


Quem tiver informações, ou precisar de informações, favor entrar em contato 

Meu email é:  

ogair.toracio@gmail.com

Tenho também uma Árvore Genealógica, com mais de 2500 nomes cadastrados, no site Myheritage.com.br. Quem quiser fazer parte do site, envie-me email solicitando acesso.

CLIQUE ABAIXO E LEIA A HISTÓRIA DE OUTRAS FAMÍLIAS:



por:  Ogair José Toracio



Para entrar em contato,  favor enviar email  para:  ogair.toracio@gmail.com  

Nenhum comentário: