sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

SAGA DA FAMILIA MICHELIN

            
MICHELIN,  é típico do Veneto e Friuli baixo, também possui uma cepa originária do Piemonte, derivação óbvia  do nome de Michael, embora em alguns casos pode resultar em nomes de lugares como San Michele di Piave (TV) ou San Michele al Tagliamento (VE) ou San Michele (TS).

Apelido Michelin (Micheline no Brasil), tem duas origens diferentes para uma Friuli-Veneza e do Piemonte outros. A Michelin North-East localizam-se principalmente nas províncias de Udine, Treviso, Vicenza e Veneza. Mas o Piemonte Michelin são os Pellice Val (TO): Em particular Torre Pelicano, Luserna S. João Villar Pellice.

Em Val Pellice (Itália),   até o século XIX  falavam  francês,  e por isso o nome deve ser pronunciado hoje em francês, pelo menos localmente. Seria originário da província de Turim, também a família proprietária da indústria de pneus Michelin,  francêsa. (Dê um clique e leia a história da fábrica de pneus).

Minha Ta-Ta-tatavavó CATTERINA MICHELIN, nascida na  cidade de Cimettà, na Região de Treviso, Veneto,  no ano de 1782, e casada com o sr ANTONIO GAVA nascido no ano de 1780, na mesma Região,  tiveram inúmeros filhos, dentre eles o sr GIUSEPPE MICHELIN GAVA, meu Ta-tatavavô, nascido no ano de 1805, na cidade de Cimettà, na mesma Região e falecido por volta de 1888. 

O meu outro Ta-Ta-tataravô GIÁCOMO GAVA nascido no ano de 1785, também na cidade de Cimettà, na Região de Treviso, e casado com a minha Ta-ta-tataravó, LUCIA ROSOLEN, nascida na mesma região no ano de 1787, tiveram muitos filhos, e um deles seria MARIA MADALENA ROSOLEN GAVA, minha Ta-tatavavó, nascida no ano de 1809, e falecida em 14 de abril do ano de 1900.

GIUSEPPE MICHELIN GAVA, (meu Ta-Tataravô), nasceu no ano de 1805 na cidade de Cimettà, na Região de Treviso, Veneto, e faleceu na mesma região no ano de 1888. Casou-se no ano de 1829 com dona MARIA MADALENA ROSOLEN MICHELIN GAVA, minha Ta-tatavavó, nascida no ano de 1809, e falecida em 14 de abril do ano de 1900. Ela era filha de GIÁCOMO GAVA (meu Ta-Ta-Tataravô), nascido no ano de 1785, na cidade de Cimettà, na Região de Treviso, Veneto e falecido no ano de 1861 na mesma localidade e de dona LUCIA ROSOLEN, (minha Ta-Ta-tataravó), nascida no ano de 1787, na Província de Treviso, município de Godega Di Sant’Urbano, Região do Veneto e falecida no ano de 1864, na mesma região.

Desse casamento nasceram os filhos:

PIETRO ANTONIO ROSOLEN MICHELIN GAVA, nascido na cidade de Cimettà no ano de 1841, e falecido no dia 03 de fevereiro do ano de 1921. Foi casado com a sra.. ANGELA DA RÓS, nascida no ano de 1845 e falecida no dia 06 de janeiro do ano de 1908, também na cidade de Cimettà.

DOMENICO ROSOLEN MICHELIN GAVA nascido na cidade de Cimettà no ano de 1847, e falecido no ano de 1911. Foi casado com a sra.. PAOLA CALIMAN, nascida no ano de 1850 e falecida no dia 30 de dezembro do ano de 1918, também na cidade de Cimettà. .

GIOVANNI BATISTA ROSOLEN MICHELIN GAVA nascido na cidade de Bibanno no dia 21 de agosto do ano de 1851, e falecido em 28 de janeiro do ano de 1923. Foi casado com a sra.. MARIA LUIZA ANTONIAZZI, nascida no dia 08 de abril do ano de 1854 e falecida no dia 02 de setembro do ano de 1903, também na cidade de Cimettà.

MATHEUS ANTONIO ROSOLEN MICHELIN GAVA (Meu Tataravô), nasceu em 26 de novembro do ano de 1.831, na cidade de Orsago, Treviso, na Região do Vêneto, na Itália, e faleceu por volta do ano de 1905. Era filho de MARIA MADALENA ROSOLEN GAVA (1809/1900) e de GIUSEPPE MICHELIN GAVA (1805/1888), e neto de GIÁCOMO GAVA (meu Ta-Ta-Tataravô), nascido no ano de 1785, na cidade de Cimettà, na Região de Treviso, Veneto e falecido no ano de 1861 na mesma localidade e de dona LUCIA ROSOLEN, (minha Ta-Ta-tataravó), nascida no ano de 1787, na Província de Treviso, município de Godega Di Sant’Urbano, Região do Veneto e falecida no ano de 1864, na mesma região.


Casou-se com dona ANGELA BUSET IGNES, (minha Tataravó), filha de ANGELO IGNES e de dona CATTERINA BUSET, por volta do ano de 1.866. Sabe-se, que tiveram muitos filhos, costume habitual da época, e o terceiro filho do casal, é o meu Bisavô,  GIOVANNI ALFONSO BUSET IGNES ROSOLEN MICHELIN GAVA , (JOÃO GAVA no Brasil)   nasceu no ano de 1.870, também na cidade de Treviso.

Os italianos tiveram uma época muito difícil no século XIX, pois a Itália esteve em luta por sua futura estrutura, durante décadas. A monarquia, na pessoa do rei do Piemonte-Sardenha, Vítor Emanuel II, apoiado pelos conservadores liberais, só obteve sucesso quando em 1859-1861 se formou a Nação-Estado, derrotando os partidários de esquerda, republicanos e democráticos, que militavam sob Giuseppe Mazzini e Giuseppe Garibaldi. A desejada unificação da Itália (até então a Itália era formada de pequenos Estados, dirigidos por nações Estrangeiras, França, Espanha, Inglaterra), se deu assim sob a Casa de Sabóia. Mas, mesmo com a vitória, as guerrilhas e discordância continuaram por longos anos, fazendo com que o sofrido povo italiano buscasse melhores lugares para se morar.


Muitas família decidiram sair da Itália e vir para o Brasil, pois após a Libertação Escravocata, o País estava necessitando urgentemente de trabalhadores com conhecimentos (agricultores, pedreiros, marceneiros, etc...) e o governo brasileiro, muita propaganda fez, inclusive dando as passagens gratuitamente aos imigrantes, além de serem beneficiados posteriormente com a compra de terras muito baratas.

Os navios saiam da Itália abarrotados de 
famílias querendo um futuro promissor, mas não sabiam o destino que chegariam. Muitas famílias foram separadas ainda na Itália, no Porto de embarque, já que o destino de cada navio era diferente: Uns desembarcariam em Santos, outros em Paranaguá, outros em Niterói, Florianópolis, Vitória, Torres - Porto Alegre, etc...

Mesmo após o desembarque no Brasil, ainda seriam separados, pois uns iam para uma cidade e outros para outras cidades, conforme a necessidade de serviços em cada localidade.

 JOÃO BUSET IGNES ROSOLEN MICHELIN GAVA ,  casa-se com a sra  LUIZA JANOTTO DENADAI,  e após alguns anos mudam-se para o Brasil, em 1.890.

A Continuação desta Saga, você pode verificar na Saga da família Gava e nas famílias abaixo.


dê um clique em:

SAGA DA FAMILIA ROSOLEN
SAGA DA FAMILIA IGNES
SAGA DA FAMILIA GAVA
SAGA DA FAMILIA BUSET
FÁBRICA DE PNEUS MICHELIN

Quem tiver informações,  favor passá-las no email:

   Meu email é:  

ogair.toracio@gmail.com

Tenho também uma Árvore Genealógica, com mais de 2500 nomes cadastrados, no site Myheritage.com.br. Quem quiser fazer parte do site, envie-me email solicitando acesso.

CLIQUE ABAIXO E LEIA A HISTÓRIA DE OUTRAS FAMÍLIAS:



por:  Ogair José Toracio

Para entrar em contato,  favor enviar email  para:  ogair.toracio@gmail.com   

Ps - Enviem informações:    ogair.toracio@gmail.com



Curiosidade da Familia Micheline no Brasil....



Jaime Prado, morador na Cidade de Bauru, um homem de 60 anos de idade que decidiu, em 23 de março de 1976 fotografar pela primeira vez um relógio  (Michelini, da década de 1940), que eu encontrou abandonado e esquecido, depois de permanecer 36 anos parado no alto de uma torre , na igreja Nossa senhora das Dores, inaugurada em 15 de Setembro de 1951 ás 07:30. 
Diz ele:  Decidi restaurar essa máquina do tempo, depois no dia 31/ 06/ 2013 entreguei mais uma máquina dos Relógios Michelini que permaneceu parado também 13 anos, ás 07:43 no alto da torre na Paróquia Santa Terezinha em Bauru/SP, e o mais recente na cidade de Marília-SP parado ás 06:23 durante 6 anos que  vou entregar hoje dia 30/11/2013 funcionando perfeitamente. 

A Familia Michelini, do Brasil, agradece ao sr Jaime Prado...
Abaixo algumas fotos dessas relíquias da Família de Vitaliano  Michelini, e José Michelini Filho












18 comentários:

JPrado disse...

Caros amigos virtual quero relatar um episódio interessante que aconteceu comigo, fotografei um relógio Michelini em 23 de março de 1976, depois em 26/ 05/ 2007 resolvi restaurar depois de permanecer parado durante 36 anos ás 17:36, eu consegui fazer a máquina funcionar em 07/ 07/ 20107 depois resolvi restaura mas uma máquina recentemente parado 13 anos as 07:43, agora mais uma máquina parada 6 anos ás 06:23. Jaime Prado- Bauru/SP

JPrado disse...

Gostaria muito de ter o histórico da Família Michelini que montaram a Fabrica de Relógios Michelini no Brasil em 1909 a 1969, eu restaurei tês relógios da década de 1940, o primeiro em 07/07/2017, o segundo em 31/ 06/2013 e o terceiro o mais recente em 27/11/2013, para conhecer meu modesto trabalho adicione Jaime Prado- Bauru, e veja vários vídeos e muitas fotos dos relógios antigas relíquias história antiga.
Jaime Prado- Bauru/SP

JPrado disse...

Como proceder para postar as fotos dos Relógios Michelin antes da restauração e depois de restaurados verdadeira maravilhas as máquinas antigas em Metal, Ferro e Bronze.
Jaime Prado-Bauru/SP

Ogair disse...

Jaime, tudo bom?? Desculpe-me na demora em responde-lo. A fotos enviadas por email são para publicar no Blog, ou vc tem alguma em especial?? Posso
postá-las ???

abraço

Ps - Obrigado por esse presente, a familia agradece.
..

Karen Michielin disse...

Olá! Procuro informações sobre Luigi Michielin, filho de Francesco Michielin e Mariana Camozzato, casado com Maria Piovesan Michielin. Ele nasceu na Itália em 28/8/1850. Obrigada. Karen Michielin

Unknown disse...

Meu Tataravô chama-se Giovanni Michelin e nasceu na cidade de Sertãozinh-SP.

Unknown disse...

Que legal! Meu nome é Larissa Vitaliano..

Unknown disse...

Olá.Também procuro informações sobre a origem dos vitaliano.

Unknown disse...

Olá, meu nome é Enoque Vitalino e queria saber se você tem alguma informação sobre a origem dos Vitalino

Unknown disse...

Dizem q somos todos descendentes da mesma família. Sou João Vitaliano de Natal-RN.

Unknown disse...

Informaçoes de João Michelini e ana Damasio jose picolo

Amonimo 1 disse...

Meu bisavô

sofimarchezin@gmail.com disse...

Olá Ogair será que você consegue me ajudar estou a procura de parentes do meu pai, ele já faleceu faz 21anos não conheci ninguém da família dele não falava muito da família não sei o motivo.As únicas cois que ele falava que o pai era italiano meu avô se chamava Victório Marchezin os pais dele era João Baptista e Antônia Gava, minha vó Luiza Baptista e seus pais Antônio Baptista e Antônia Ozello, meu pai era José Marchezin nasceu em Dobrada SP em 1923,sou de Maringá Paraná meu pai faleceu aqui, agradeço muito se conseguir me ajudar

JPrado disse...

Meus amigos amantes da história dos relógios Michelini antigo das décadas de 1908 até 1969, já restaurei vários, só em Bauru foram dois, e tem mais um da década de 1934 este no prédio da antiga Casa Lusitana é mais um dos meus Sonhos na Bauru Moderna , mas até o momento não tive apoio de ninguém já falei com um dos donos da antiga casa que não aceitou a minha ideia, já falei com várias autoridades municipal, empresa , jornal e não tive a colaboração de nenhum empresário meus trabalhos em Bauru sempre foram voluntários como aconteceu no 1° relóguo que eu restaurei em 2007 depois de permanecer parado durante 36 anos ás 17:36 no dia 07/ 07/ 2007 ás 17:36 quase 37 minutos coloquei ele para funcionar novamene na antiga Colonia Aimorés no alto da torre da igreja Nossa Senhora das Dores localizada no antigo Asilo Colonia Aimorés local este aone eu rabalhei durante 41 anos de 1976 aé 2017, agora estou restaurando mais um desta vez na cidade de Alvoradaa do Sul no Estado do Paraná o relógio esava a mais de 10 anos parado ambém, estou trabalhando na restauração completa da máquina por sinal maravilhosa.Jaime Prado - Bauru/SP

JPrado disse...

Aqui em Bauru tem um dos membros da Familia Michelini que por sinal é meu amigo também.

Mari disse...

Prezados,
Gostaria de saber se alguém tem informação sobre onde teria falecido o Fioravante Tommaso Michielin, no ano de 1931.
Era casado com Tereza Buffolo.
Filho de Bartolomeo Michielin e Petra Pietrobon.

Mari disse...

Enviar comentários para:
mbomfim2010@hotmail.com

Anônimo disse...

Sou Helena Michelini bisneta de Giovanni Michelini e Lúcia Marquezinni e neta de Luigi Michelini e Eliza Petazzonni